terça-feira, 18 de julho de 2017

Aumentar a maturidade de gestão passo a passo!

Aumentar a maturidade de gestão passo a passo!

Aumentar a maturidade de gestão passo a passo é possível, e é essencial para a sobrevivência de uma empresa ou de um profissional nos dias de hoje. Em meu post anterior: Contexto atual na Construção Civil: Você está preparado?, mostrei que o contexto atual na construção civil não comporta mais empresas que tenham baixa maturidade em sua gestão e controle, e que a situação é irreversível. Assim, vamos ver o que podemos fazer para que sua empresa seja uma das sobreviventes, e possa atuar neste novo contexto.

Pesquisa sobre maturidade em gestão e controle

De acordo com estudo realizado por uma grande empresa de auditoria em 2015, os entrevistados identificaram que a maioria dos projetos variaram mais de 10% do custo ou prazo, e metade dos entrevistados teve um ou mais projetos com desempenho abaixo do esperado.
Em 2016, os entrevistados apresentaram três principais razões para os problemas de custo, prazo ou qualidade:
•Controles e processos não maduros;
•Controles com pontos de fragilidade importantes;
•Falta de habilidade dos gestores em Gestão da equipe.
pesquisa

Assim, como podemos nos adequar dentro do setor da construção civil, para aumentar a maturidade de gestão passo a passo?

Inicialmente devemos identificar onde estão as fragilidades de sua atuação. Isto pode ser feito por observação, comparação com outras empresas ou profissionais do mercado, através de auditorias nos processos atuais, pesquisas na Internet e em livros ou revistas.
Em seguida, analisar estas fragilidades e verificar como podemos melhorar nosso desempenho nestes pontos identificados, mais uma vez pesquisando modelos, atuações de outros envolvidos, e até testando.
Agora que já sabemos o que melhorar, temos que planejar como fazer. Pode ser por meio de treinamentos ou cursos, alterando os processos internos, sob a condução de alguém específico ou indicados os responsáveis na própria empresa – lembrando de prever que isto pode tomar tempo deste profissional.
Uma vez implantada a melhoria, temos que medir sua real melhora: o resultado foi o esperado? O que ainda temos que mudar para que consigamos a maturidade considerada para aquele ponto identificado?
sucess

Precisa de ajuda?

Sabemos que as atividades do dia a dia podem atrapalhar a implantação das mudanças necessárias! Ainda, o hábito pode ser também um grande inimigo… Afinal, santo de casa não faz milagres. Neste caso, apoio externo pode ser a solução!

Quem buscar?  Um consultor!

É um profissional que possui conhecimento e as ferramentas necessárias para a implantação de mudanças reais e contínuas em sua empresa.
Pense nisso!   Converse  com um consultor.
Abraço! #obralegal
Barbara Kelch Monteiro
Logo KelchSócio Titular da Kelch Consultoria
Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal