domingo, 9 de julho de 2017

Contexto atual na Construção Civil: Você está preparado?

Construção Civil: Histórico

A Construção civil, historicamente, sempre foi um setor com um contexto de grande retorno financeiro.

Esta grande margem de lucro atraiu empresas e profissionais de todos os tamanhos e qualidade de serviço. Com um país em crescimento constante, muita coisa para construir, havia lugar para todos no mercado.

Ainda, a construção civil depende de: conhecimento da cultura local, das normas vigentes, de uma rede de contatos ativa, de conhecimento dos sistemas e materiais disponíveis na região. Quer um exemplo? Você já parou para pensar como o cimento chega em Manaus? E uma estrutura metálica? Lembre que o acesso pode ser mais fácil por água do que por estrada! Então: qual escolher? Neste exemplo, se você optar pela metálica, serão que a mão de obra local saberá executar? Ou a empresa terá que "importar" mão de obra especializada? A que preço?

As características locais são uma barreira natural para a entrada de concorrentes estrangeiros.

Construção Civil: Situação Atual

Porém, a situação econômica mundial, e mais ainda a nacional está desaquecida, fazendo com que as oportunidades diminuam. Associa-se ao fato de empresas internacionais começarem a olhar o Brasil como possível campo de trabalho, por meio de parcerias e associações.

Hoje, diante deste cenário, o mercado da construção civil mudou para um contexto de oportunidades mais escassas, clientes mais exigentes, e com um número maior de concorrentes. Sobreviverão somente aquelas empresas que forem capazes de se adequar a este ambiente de melhoria contínua.
alvo menorEste novo contexto da Construção Civil de margens de lucro menores e empresas mais maduras em gestão é irreversível, e só sobreviverão as empresas que estiverem sempre maduras em gestão e controle, através da melhoria contínua.
Com margens de lucro cada vez menores, os envolvidos precisarão se organizar cada vez mais para manter o retorno financeiro necessário para sobreviver! E o mais importante, uma vez que o setor estiver mais organizado, ele não voltará ao status anterior, ou seja teremos um setor sempre e cada vez mais maduro e desafiador!

Precisa de ajuda?

Sabemos que as atividades do dia a dia podem atrapalhar a implantação das mudanças necessárias! Ainda, o hábito pode ser também um grande inimigo... Afinal, santo de casa não faz milagres. Neste caso, apoio externo pode ser a solução!

Quem buscar?  Um consultor!

É um profissional que possui conhecimento e as ferramentas necessárias para a implantação de mudanças reais e contínuas em sua empresa.

Pense nisso!   Converse  com um consultor.

Abraço! #obralegal

Barbara Kelch Monteiro


Logo Kelch
Sócio Titular da Kelch Consultoria
Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Mediadora Judicial e Privada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal