sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Gestão de Riscos como ferramenta eficaz de redução de custos imprevistos!

O Controle de Riscos em um projeto ou operação gera maior retorno do valor investido, pela redução da variação em relação ao planejado.




Para isto você precisa conhecer as fragilidades a que está exposto seu negócio.

Quanto maiores os valores e o prazo previsto para o projeto, mais atenção deve ser dada a possíveis variações. 



O setor da Infraestrutura e da Construção Civil são particularmente sujeitos a riscos de alto impacto, já que cada obra é diferente, sempre.

No Brasil, a maturidade da aplicação de ferramentas estruturadas de Gestão de Riscos nos empreendimentos ainda é baixa, se comparada a outros setores econômicos. Em geral, temos gestores com um grande conhecimento em engenharia, prática e experiência técnica indiscutíveis em obras dos mais variados tipos, mas ainda não nos apoiamos em uma base estruturada de gestão, com processos e procedimentos documentados, nem utilizamos da melhor maneira o conhecimento disponível em gestão e controles.

Uma correta Gestão de Riscos deve seguir certos passos estruturados:


Preparação
O entendimento do ramo de negócio da empresa, a sua Estrutura de Governança, o contrato ou os contratos envolvidos no projeto em questão devem ser inicialmente analisados e entendidos. Ainda, identificar os principais envolvidos, levantar os processos de gestão existentes e demais materiais relativos ao projeto/empreendimento.

Identificação dos Riscos
De posse das informações coletadas, é possível identificar os riscos genéricos, específicos e residuais que possam vir a se concretizar, através de pesquisas, conhecimento anterior do consultor ou profissional responsável pela Gestão de Riscos, análise documental, entrevistas, workshops ou brainstorming, e até mesmo visitas ao local, no caso de obras e empreendimentos.

Classificação e análise
Através de parâmetros pré-estabelecidos, devemos classificá-los segundo impacto e probabilidade, organizando-os assim pela sua criticidade em uma matriz de riscos corretamente estruturada.

Resposta ao Risco
O Consultor ou o responsável pela Gestão de Riscos pode recomendar como tratá-los com base em conhecimento ou como resposta ao verificado durante a sua identificação. Porém, cada risco possui seu responsável, a quem cabe confirmar esta recomendação de acordo com a cultura da empresa e seu conhecimento. Podemos tratar um risco: evitando, mitigando, transferindo ou aceitando, através de ações preventivas, planos de ação e identificação de gatilhos.

Materialização de Riscos
Não é possível eliminar 100% dos riscos, mas é possível tratá-los de modo que se estes realmente se materializarem a equipe de gestão já estará preparada para agir, as contingências de prazo e custo já estarão previstas, e bastará aplicar o plano de resposta previamente definido.

Como benefício da Gestão de Riscos, temos um time que, ao invés de utilizar seu tempo para resolver os problemas no momento em que eles aparecem - com a pressa que nem sempre permitirá a melhor solução, poderá então focar com mais tranquilidade em planejar próximas atividades, incluindo a identificação e tratamento de novos riscos.

Afinal, um risco não deixa de existir só porque não o identificamos formalmente!!! Eles estão aí, e fazem parte do negócio - afinal, um projeto é sempre diferente do outro, com suas características particulares.

Cabe a nós utilizar a nosso favor o conhecimento existente em Gestão de Riscos e tirar o melhor proveito, pois onde existem riscos também existem oportunidades!


Conhecer para melhorar! #obralegal

Abraço!


Barbara.



Saiba mais em:

Você conhece o desempenho da sua empresa?
Ética na Construção é Legal!
Auditar para melhorar o desempenho!
Multidisciplinariedade para atender à complexidade dos novos projetos
Vamos conversar um pouco sobre gestão de contratos?
Gestão da Informação no setor da Construção!


Siga o Blog Obra Legal!

____________________
Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 

Entre em contato para apoiar na implementação de Gestão de Riscos para melhoria da performance de sua empresa ou negócio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal