sexta-feira, 15 de julho de 2016

Você sabe se seu empreendimento /projeto /produto atende às Normas Técnicas?

Apesar das normas técnicas serem obrigatórias, nem sempre é fácil identificar seu atendimento!

A Norma de Desempenho, em seu texto, remete a outras 230 normas técnicas, que devem ser atendidas para que os requisitos sejam considerados ao menos em seu nível mínimo.

Além disto, a norma apresenta responsabilidades distintas para cada envolvido, desde o incorporador, construtor, projetistas, fornecedores, e até mesmo os usuários!


Então, como saber se as normas estão sendo atendidas? O ideal é fazer primeiro um diagnóstico dos processos da empresa, para verificar se estes englobam as ações que são necessárias.

A partir daí, é possível elaborar um plano de implementação, de acordo com a disponibilidade de tempo e verba, para progressivamente desenvolver os planos de ação identificados para diminuir os riscos de não atendimento!

Para isto, nada melhor do que alguém que não seja da empresa, para poder trazer o conhecimento necessário, e ter a independência de cobrar ações sem problemas de hierarquia! 

E temos que considerar ainda, que as pessoas tem suas atividades do dia-a-dia, e sempre é difícil incluir atividades novas em paralelo com a mesma dedicação. Em geral, o processo acaba se perdendo quando entra um novo projeto/empreendimento, não sendo finalizado corretamente e gerando uma sensação de que a mudança é difícil.

Este profissional deve conhecer a Norma e as responsabilidades relacionadas a cada envolvido de acordo com o tipo de empresa ou negócio, ter o conhecimento de gestão para elaborar e aplicar o diagnóstico, planejar as ações de acordo com as possibilidades da empresa, e acompanhar a sua implementação, identificando eventuais desvios e suas correções, além de relatórios de acompanhamento periódicos, de modo que todo o processo ocorra com sucesso!

Pense nisso, afinal Santo de casa não faz milagre!!!

#obralegal

Abraço,

Barbara.

Saiba mais sobre o tema:
As seis partes da Norma de Desempenho
Sucesso no Evento sobre Normas Técnicas em Salvador!
Você conhece o desempenho da sua empresa?
Ética na Construção é Legal!
Seus Riscos estão sob Controle?
Auditar para melhorar o desempenho!

Siga o Blog Obra Legal!

__________________________________________________



Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 
Entre em contato para apoiar no entendimento da Norma, e em como garantir seu atendimento!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal