terça-feira, 19 de julho de 2016

Multidisciplinariedade para atender à complexidade dos novos projetos

Vivemos hoje em um mundo mais globalizado, mais populoso, mais desenvolvido.


Vivemos hoje o aumento da complexidade dos projetos, não só os ligados ao setor da Construção, como resultado de um mundo mais globalizado, mais populoso, mais desenvolvido.



Esta complexidade exige o envolvimento de uma equipe cada vez mais multidisciplinar. São necessários conhecimentos técnicos em diversas disciplinas, ferramentas de planejamento para gestão e controles, contabilidade na gestão financeira, conhecimentos jurídicos, conhecimento em seguros, treinamento das equipes  nas diversas disciplinas, tecnologia da informação, sustentabilidade e meio ambiente, questões legais perante os órgãos fiscalizadores competentes, conhecimentos  em culturas distintas para projetos internacionais, entre outros.
Como visto, a integração destes distintos conhecimentos é questão essencial para atingir-se o resultado esperado. Ainda, temos que ser e demonstrar ser éticos, tomar nossas decisões de um modo transparente, processual, documentado e rastreável.
Para que todos estes especialistas conversem entre si e trabalhem de forma harmoniosa, ética e complementar, é necessário um Gerente ou uma Equipe de Gestão de Projetos - não somente enquanto coordenador e compatibilizador das disciplinas, mas um profissional ou um time de profissionais com um papel integrador e comunicador, com conhecimentos em ferramentas de Gestão e que seja capaz de estruturar uma Governança transparente, com funções e responsabilidades bem definidas e documentadas.
Somente com uma estrutura madura e bem estruturada, este projeto ou empreendimento poderá trazer à empresa o máximo de retorno em valor agregado esperado quando de sua criação, com ética e segurança.
Pense nisso, assim como toda orquestra precisa de um maestro por melhores que sejam seus músicos, os projetos precisam de um Gestor para que cada um possa trazer o melhor de si, e o conjunto chegue ou supere o resultado esperado!
Abraço! 
Barbara.
#obra legal

Saiba mais em:
Você sabe se seu empreendimento /projeto /produto atende às Normas Técnicas?
Você conhece o desempenho da sua empresa?
Ética na Construção é Legal!
Seus Riscos estão sob Controle?
Auditar para melhorar o desempenho!
Vamos conversar um pouco sobre gestão de contratos?

Siga o Bog!
_________________

Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 

Entre em contato para apoiar na resolução se seu problema, ou na melhoria de sua performance!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal