sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Gestão da Informação no setor da Construção!

Como garantir que nossas informações estão organizadas, acessíveis e, principalmente, protegidas?


O setor gera e gerencia um volume incrível de informações em seu dia a dia. Sejam informações internas oriundas na empresa, sejam informações criadas pela interação entre fornecedores, clientes, consultores e subcontratados, ou então informações que temos que coletar no mercado para o desenvolvimento de nossas atividades. 

As empresas produzem internamente uma gama de distintas informações que devem ser registradas: desde as definições da Alta Gestão relacionadas a seleção de investimentos e planos futuros, informações relativas ao andamento das obras, informações de funcionários e as contábeis, registros de clientes e terceiros, contratos, propriedades, e muitas outras, várias delas com distintos níveis de confidencialidade.
O setor, pela sua complexidade, realiza também interação constante entre diversos terceiros que podem ser fornecedores, subcontratados, consultores, etc., e que cada um possui tipos distintos de informações que devem ser guardadas e acessadas quando necessário para controle destes, com distintos níveis de frequência de acesso.
Ainda, informações externas que devem ser acessadas e buscadas para condução de sua atividade: dados de materiais, identificação de terceiros, projetos técnicos disponibilizados em sites de armazenamento de dados, pesquisas diversas na Internet, que podem ter as mais diversas configurações.
Independente do tipo de informação e de seu meio (eletrônico ou físico), um sistema maduro de Gestão de Informação deve ser um conjunto interrelacionado de ferramentas e soluções capaz de integrá-las levando em conta: como estão organizadas para que sejam facilmente encontradas e rastreáveis, como é seu acesso quando for necessária sua utilização, periodicidade e caducidade, e tão ou mais importante, se estas informações estão protegidas de acordo com distintas permissões de acesso e resguardadas contra perda ou alterações indevidas.
Como visto, a Gestão estruturada da Informação é fator importante para a segurança da empresa, e essencial para seu crescimento futuro.

#obralegal

Abraço! Barbara.

Saiba mais:
Você conhece o desempenho da sua empresa?
Ética na Construção é Legal!
Seus Riscos estão sob Controle?


Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 

Entre em contato para implementar uma gestão estruturada de informação em sua empresa, e colaborar na melhoria de sua performance!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal