domingo, 20 de novembro de 2016

Projetos Complexos exigem conhecimento multidisciplinar e gestão de projetos profissional

Desenvolvemos nossos empreendimentos em um mundo mais globalizado, mais populoso, mais desenvolvido.


O desenvolvimento tecnológico trouxe uma complexidade cada vez maior aos nossos projetos de empreendimentos. Novos sistemas, demandas, prazos menores, concorrentes e produtos internacionais. Como lidar com isto?


Esta complexidade exige a gestão e interação de uma equipe cada vez mais multidisciplinar para o desenvolvimento de elaboração dos empreendimentos. São necessários conhecimentos técnicos em diversas disciplinas, contabilidade na gestão financeira, conhecimentos jurídicos, conhecimento em seguros, contratos bem elaborados, treinamento das equipes nas diversas disciplinas, tecnologia da informação, sustentabilidade e meio ambiente, questões legais perante os órgãos fiscalizadores competentes, conhecimentos  em culturas distintas para projetos internacionais, entre outros.
É necessário que exista uma gestão e controle forte e integrada, desde a concepção do plano de negócio, passando pelo estudo de viabilidade, definição de profissionais e equipes que irão atuar nas diversas etapas do projeto do empreendimento, desenvolvimento dos projetos técnicos, transição para o time de construção - também conhecido como parte da pré-construção, construção e montagem, comissionamento e entrega final, assistência técnica e encerramento formal, com a entrega do empreendimento ou o início do uso, de acordo com o tipo de edificação.

Como visto, a integração destes distintos conhecimentos e a continuidade das distintas fases é questão essencial para atingir-se o resultado esperado. Ainda, temos que ser e demonstrar sermos éticos, tomar nossas decisões de um modo transparente, processual, documentado e rastreável.
Para que todos estes especialistas conversem entre si e trabalhem de forma harmoniosa, ética e complementar, é necessário um Gerente ou uma Equipe de Gestão de Projetos

Entenda-se como Gestor de Projetos, não somente um coordenador e compatibilizador das disciplinas, mas um profissional ou um time de profissionais com um papel integrador e comunicador, com conhecimentos em ferramentas de Gestão e que seja capaz de estruturar uma Governança transparente, com funções e responsabilidades bem definidas e documentadas.
Somente com uma estrutura madura e bem estruturada, este projeto ou empreendimento poderá trazer à empresa o máximo de retorno em valor agregado esperado quando de sua criação, com ética e segurança. Deve-se levar em conta não somente o conhecimento técnico, mas de ferramentas de gestão de pessoas e relação entre distintas empresas e demais interessados (stakeholders), gestão de requisitos, escopo e mudanças, gestão do contrato, integração, custos e prazos, suprimentos, gestão de riscos, melhores práticas e lições aprendidas, enfim, todas as disciplinas que englobam a gestão de projetos enquanto conceitos do PMI, do RICS, do Prince2, e outros...
Pense nisso, assim como toda orquestra precisa de um maestro por melhores que sejam seus músicos, os projetos precisam de um Gestor Profissional para que cada um possa trazer o melhor de si, e o conjunto chegue ou supere o resultado esperado!
Abraço! 
Barbara.
#obra legal

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Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 

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