quinta-feira, 7 de julho de 2016

Seus Riscos estão sob Controle?

Você conhece os Riscos a que está exposto seu negócio?


Seu time planeja o futuro ou apaga incêndios?  O setor de Engenharia e Construção é particularmente sujeito a riscos de alto impacto, já que em geral os valores com que trabalhamos são altos, o prazo para a execução é grande e cada obra é diferente. Ter os riscos identificados e tratados diminui a margem de imprevistos a que estaremos expostos.


No Brasil, a maturidade da aplicação de ferramentas estruturadas de Gestão de Riscos nos empreendimentos ainda é baixa, se comparada a outros setores econômicos. Em geral, temos gestores com um grande conhecimento em engenharia, prática e experiência técnica indiscutíveis em obras dos mais variados tipos, mas ainda não nos apoiamos em uma base estruturada de gestão, com processos e procedimentos documentados, nem utilizamos da melhor maneira o conhecimento disponível em gestão e controles.
A Gestão de Riscos permite identificar de antemão os problemas que possam ocorrer, classificá-los segundo impacto e probabilidade, e definir como tratá-los - evitando, mitigando, transferindo ou aceitando, através de ações preventivas, planos de ação e identificação de gatilhos, de modo que se estes realmente se materializarem a equipe de gestão já estará preparada para agir, as contingências de prazo e custo já estarão previstas, e bastará aplicar o plano de resposta previamente definido.
Como benefício, temos um time que, ao invés de utilizar seu tempo para resolver os problemas no momento em que eles aparecem - com a pressa que nem sempre permitirá a melhor solução, poderá então focar com mais tranquilidade em planejar próximas atividades, incluindo a identificação e tratamento de novos riscos.
Afinal, um risco não deixa de existir só porque não o identificamos formalmente!!! Eles estão aí, e fazem parte do negócio - um projeto é sempre diferente do outro, com suas características particulares.
Cabe a nós utilizar a nosso favor o conhecimento existente em Gestão de Riscos e tirar o melhor proveito, pois onde existem riscos também existem oportunidades!
Conhecer para melhorar! #obralegal
Abraço,
Barbara.

Saiba mais em:
Você conhece o desempenho da sua empresa?
Ética na Construção é Legal!
Auditar para melhorar o desempenho!
Multidisciplinariedade para atender à complexidade dos novos projetos
Vamos conversar um pouco sobre gestão de contratos?
Gestão da Informação no setor da Construção!

Siga o Blog Obra Legal!


Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 

Entre em contato para apoiar na implementação de Gestão de Riscos para melhoria de sua performance!


2 comentários:

  1. Creio que a cultura das empresas brasileiras no Brasil (não somente as de origem brasileira) é a de apagar incêndios. Porém, creio que aos poucos podemos fazer algo para mudar isso. Eu mesmo consegui implantar uma rotina de ter reunião de gestão de riscos dos projetos a cada 15 dias (formalmente), embora olhemos para eles todos os dias. Parece pouco, porém onde nunca existiu nenhum controle, isso já é um bom começo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francilei!
      Tive chance de auditar empresas na América Latina, e também não identifiquei um tratamento formal de riscos.
      Em geral, quando perguntamos às empresas se elas consideram seus riscos, elas dizem que os especialistas tem experiencia, e já incorporam isto no planejamento.
      Parabéns pela iniciativa, e quanto mais pessoas iniciarem esta prática, e começarem a surgir resultados, maior vai ser sua adoção.
      Minha sugestão é aproveitar todo este conhecimento que você coletou, e transformar em lições aprendidas, ou seja: Para os próximos projetos, já aplicar uma contingência especifica em alguns pontos, uma folga maior em alguns pontos, e já deixar responsáveis por observar alguns riscos!
      Abraço!

      Excluir

Siga o Blog ObraLegal