quarta-feira, 13 de julho de 2016

Tecnologia mudando a nossa maneira de trabalhar!

Será que nós utilizamos todo o potencial disponível?

Todos nós sabemos que atualmente é impossível viver sem a tecnologia. Por exemplo, se a Internet "cai", o trabalho para e praticamente entramos em pânico até seu restabelecimento! 
Hoje, a tecnologia digital permeia todo o ciclo de vida das construções: Começando pela pesquisa de dados na Internet, onde conseguimos conhecer as obras, sistemas e materiais aplicados em todo o mundo, o desenvolvimento dos projetos - inicialmente em programas 2D, atualmente já migrando para plataformas BIM, e cada vez com mais recursos (3D, 4D, 5D...).
Os cálculos, as simulações, o arquivamento - antes em potentes servidores e hoje cada vez mais distribuídos na nuvem, os sistemas de compartilhamento de arquivos e informações, onde é possível manter a última versão sempre atualizada a disposição de todo o time e trabalhar sobre uma mesma base, incluem a possibilidade de rastrear alterações, incluir comentários, delegar tarefas, gerenciar workflows de aprovações e liberações, apoiam todo o processo de criação.
Temos as comunicações - emails, conversas e reuniões remotas, possibilidades ilimitadas de troca de informações e interação ao vivo com todo o mundo a custos acessíveis derruba barreiras globalizando os projetos, permitindo que tenhamos nossos colaboradores distribuídos em diferentes nações!
A utilização de Data Analytics, com a análise de um volume inimaginável de dados disponíveis e cada vez mais detalhados disponíveis na Internet, (alimentados pelo que é conhecido como a Internet das Coisas - IoT) possibilita identificar tendências e gostos, ocupação e preferências, apoiando a tomada de decisões durante todo o ciclo de vida do empreendimento.
Cada vez mais, sites de compartilhamento de informações, geração de contatos para novos negócios, vendas de matéria-prima, sistemas e produtos, além do empreendimento em si apoiam e colocam em contato os envolvidos e os interessados. 
Para os executores, temos apoio nas ferramentas de gestão da obra, gestão de matéria-prima e fornecedores, testes e informações, e até mesmo os novos drones atuando na busca pela otimização e qualidade das edificações em construção. Cita-se ainda o crescimento da impressão 3D.
Uma vez prontos, os edifícios inteligentes apoiam usuários com sistemas automatizados que podem ir desde fechaduras sem chave e controle de temperatura ou luzes até comandos remotos pelo seu próprio celular com a instalação de um simples aplicativo. E por fim, apoiam também na gestão das facilities, para uma manutenção do edifício e suas instalações de modo mais eficaz e econômico, monitoramento dos sistemas e registro e acompanhamento de reformas ou retrofits.
Como visto, abre-se um leque cada vez maior de soluções baseadas no desenvolvimento da tecnologia. Cabe a nós identificar estas possibilidades, e utilizá-las a nosso favor!
Abraço,
Siga o Blog!
_________________________________

Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 

Entre em contato para apoiar na melhoria de sua performance!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal