terça-feira, 23 de agosto de 2016

Fornecedores da Construção Civil: Aumentem sua rentabilidade!


Entender sua posição, e se relacionar com os outros envolvidos de maneira apropriada torna-se essencial no contexto econômico atual, onde as margens são reduzidas, e a concorrência aumenta proporcionalmente.




O setor de Engenharia e Construção possui uma cadeia de valor complexa, que começa com a concepção da idéia ou necessidade, o projeto técnico, consultores, construtoras, fornecedores, manutenção, pode terminar anos depois, na demolição e até na reciclagem de materiais.


Como fornecedor de materiais e serviços para este setor, vários são os aspectos a serem analisados e implementados para garantir a lucratividade de seu negócio, dos quais listo alguns: Definir sua estratégia de posicionamento perante seu cliente - o comprador, entender sua forças e fraquezas em relação aos concorrentes, entender os aspectos externos que influenciam positiva ou negativamente a empresa, entender e ampliar mercados, prospectar rumo a diversidade ou modernização de seus produtos, identificar seu valor e como projetar isto no mercado, entender como se relacionar com seus próprios fornecedores transformando-os em parceiros - assim como com os compradores de seus clientes, implementar e divulgar um processo de compra ativa, verificar a adequação de seus produtos às normas técnicas vigentes e às certificações relativas ao meio ambiente, melhorar sua produtividade interna, gerir seus estoques de modo inteligente com o uso da tecnologia em logística disponível, e monitorar tudo isto para apoiar tomadas de decisão....

Como pode ser visto acima, é possível atuar em diversos pontos de seus processos, para atingir não só a melhoria de relacionamento com os diversos elos desta cadeia de valor da indústria de engenharia e construção, mas também sua rentabilidade. O ideal é realizar um diagnóstico inicial para entender os pontos de maior fragilidade com base nas melhores práticas do mercado (benchmarking), e depois desenvolver um plano de implementação destas melhorias, gradativa e continuamente, de acordo com prioridades e possibilidades.

Não tem tempo disponível para tudo isto ou não sabe por onde começar? Peça ajuda! Uma consultoria pode garantir que tentativas internas desordenadas, desenvolvidas em dedicação parcial por colaboradores que precisam fazer suas atividades diárias não consumam tempo e dinheiro e sejam abandonadas sem atingir seu objetivo. Além disto, possuem a base do conhecimento das melhores práticas aplicadas tanto em outras empresas do setor, quanto de outras indústrias ou setores, podendo apoiar no diagnóstico, implementação dos processos e tecnologias, e até mesmo no treinamento dos colaboradores.

Quer melhorar sua rentabilidade? Mãos à obra!


Inscreva-se e assista minha palestra sobre Maturidade de gestão para melhoria do desempenho das empresas no setor da Construção Civil!

Um abraço,

Barbara
#obralegal

Saiba mais em:

Siga o Blog!

_____________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal