sábado, 23 de julho de 2016

Sucesso no Evento sobre Normas Técnicas em Salvador!

Representei a AsBEA no evento sobre Normas Técnicas que contou com especialistas do setor da construção no auditório do Sinduscon-BA, organizada pela ADEMI-BA e Sinduscon-BA!



O evento aconteceu dia 21, e foi um sucesso, contou com participantes que lotaram a sala e engrandeceram as palestras com perguntas e participações colaborativas! O interesse do público foi tanto, que nos acompanharam com  entusiasmo até depois das 19:00hs da noite!



Temas tratados:

Salvador Benevides, superintendente do CB-02- Construção Civil da ABNT trouxe sua apresentação sobre como é estruturada a ABNT, como são elaboradas as Normas Técnicas (Que em média demoram até 30 meses para entrarem em vigor, e contam com um grupo de diferentes representantes voluntários do setor para que seja atingido o nível técnico e a independência necessárias). Mostrou ainda quais são as normas atualmente em desenvolvimento ou revisão. Por último, citou que as Normas Técnicas ficam em consulta pública antes de sua publicação, onde todo o setor pode apresentar comentários que serão analisados pela Comissão Responsável pela elaboração da Norma - mas que o ideal seria uma participação de todos já durante a redação da norma!

Roberto Matozinhos, do Sinduscon-MG veio apresentar um trabalho muito importante coordenado por ele, que foi o Catálogo de Normas Técnicas para Edificação, atualizado em Abril/2016. Mais do que isto, apresentou a estrutura do Catálogo que, para nosso benefício, não se restringe a listar simplesmente as Normas Existentes, mas organiza-as de acordo com as etapas de uma edificação, tratando de: Viabilidade, Contratação e Gestão / Desempenho, Projetos e Especificação de Materiais e sistemas construtivos / Execução de Serviços / Controle Tecnológico / Manutenção / Qualificação de Pessoas. Ainda, falou sobre os grupos de estudo de normas, e da atividade de acompanhamento da redação e revisão de todas as normas em andamento!

Na sequência, Frederico Coelho - Presidente do IBAPE e Arival Cidade - Presidente do Conselho Consultivo apresentaram uma palestra importante para quebrar o paradigma de que Inspeção Predial, Perícia e Vistoria são "inimigas" do setor da construção, quando na verdade devem vir pra agregar conhecimento e antecipar riscos, através da identificação antecipada das patologias. citaram ainda a Norma de Inspeção Predial que está em desenvolvimento pela ABNT com a colaboração do IBAPE e dos demais voluntários!

Marcos Galindo, Diretor do Sinduscon-BA apresentou os documentos que o Ministério das Cidades elaborou e desenvolve para apoiar os programas sociais de habitação, de modo a facilitar os órgãos financiadores e os construtores no atendimento à Norma de Desempenho. Mostrou que é possível baixar os documentos e, muito importante, os sistemas que já foram avaliados e considerados aprovados para uso nestas edificações estão disponíveis para download!

Na sequência, representando a AsBEA eu apresentei palestra onde expliquei sobre o conceito de Vida Útil de projeto segundo a Norma de Desempenho, e demonstrei através de exemplo como calcular a VUP para cada elemento e/ou sistema da edificação, além de citar sobre os riscos de não atendimento, o que muda no dia a dia dos profissionais e empresas, e sobre a responsabilidade dos diversos envolvidos da cadeira construtiva, incluindo os usuários!

Por fim, a Priscila Freitas, Consultora especialista da Norma apresentou um trabalho desenvolvido junto a empresas do setor, em parceria com o Sinduscon-BA. O trabalho apresentado foi uma análise de atendimento aos requisitos da Norma, que contou com o estudo dos requisitos a serem atendidos x diversos envolvidos (arquitetos, projetistas, construtores, consultores, fornecedores...) e estatísticas, e um diagnóstico junto das empresas para verificação do atendimento e identificação de conformidade.

Nas mesas redondas, coordenadas respectivamente por 
Vicente Mattos e Tatiana Almeida Ferraz, as dúvidas mostraram o interesse do público nos temas expostos. Fazendo um apanhado geral do evento, os principais pontos em comum às diversas discussões foram: O novo papel do Usuário enquanto responsável pela elaboração e registro das atividades de Manutenção, a necessidade de todo o setor no conhecimento e aplicação das normas técnicas como instrumento de trabalho, a colaboração de todos no desenvolvimento destas normas, e por fim a maturidade do setor no entendimento de que atividades de inspeção predial tem um papel preventivo importante na construção!

Parabéns a todos os envolvidos na organização, os palestrantes e os inscritos, cujo envolvimento resultou em um evento de alto nível de conhecimento, essencial para o desenvolvimento do setor!

Um grande abraço!

#obralegal


Barbara.

Saiba mais:
As seis partes da Norma de Desempenho
Você sabe se seu empreendimento /projeto /produto atende às Normas Técnicas?
Ética na Construção é Legal!
Seus Riscos estão sob Controle?
Auditar para melhorar o desempenho!

Siga o Blog Obra Legal!

________________________




Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 

Entre em contato para apoiar no entendimento da Norma, e em como garantir seu atendimento!

Um comentário:

Siga o Blog ObraLegal