sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Meu empreendimento está fora do planejado! E agora?

Obra acabando e só agora me avisam que não vai ficar pronta na data prevista!!!



Quanto menor a maturidade de sua Gestão e Controle sobre o empreendimento, mais tardiamente você vai descobrir que sua obra está fora do planejado. Ok, mas o que fazer agora? Você precisa de um Projeto de Recuperação!

Devido a uma  complexidade cada vez maior de nossos empreendimentos, já não é suficiente um grande conhecimento técnico para atingir o sucesso. 

São necessários conhecimentos técnicos em diversas disciplinas, ferramentas de planejamento para gestão e controles, contabilidade na gestão financeira, conhecimentos jurídicos, conhecimento em seguros, treinamento das equipes nas diversas disciplinas, tecnologia da informação, sustentabilidade e meio ambiente, questões legais perante os órgãos fiscalizadores competentes, conhecimentos em culturas distintas para projetos internacionais, entre outros.

Existem várias razões para que a equipe de gestão identifique - ou conte isto para a Alta direção -  tardiamente: Medo de ser culpado - se eu disser que temos problemas, vão atribuir toda a culpa a mim; Preguiça, afinal fazer alterações nas ações do dia a dia requer um esforço adicional; Não admitir estar errado - aqui ouvimos aquele discurso de que "sempre fiz deste jeito"; Falta de comprometimento - meu salário vai entrar do mesmo jeito, ou então - tanto faz como eu agir, ninguém vai prestar atenção mesmo; Decisões anteriores impostas - Eles falei que não ia dar certo mas ninguém me ouviu então fiz como mandaram; Incentivos negativos - aqui entram os planos de bonificação mal estruturados, que induzem a ações que não seriam as mais adequadas, mas que geram mais bônus!

Bem, mas agora que já temos um empreendimento em crise, vamos agir! Precisamos primeiro fazer um diagnóstico da situação atual para entender onde estamos, e quão fora do planejado o empreendimento realmente está. Aqui, um especialista externo e independente é essencial para ter a liberdade de fazer as perguntas certas à todos, sem problemas de hierarquia!

Com isto em mãos, é possível então decidir se cancelamos a obra ou se recuperamos! Como assim? Imagine que sua obra é de infraestrutura e seria usada somente para a copa do mundo: Vale a pena continuar, se ela não ficará pronta a tempo? Ou imagine que sua obra é um viaduto que por algum motivo desabou durante a sua execução: Vale a pena reconstruir tudo?

O primeiro passo para a recuperação é nomear um responsável  para atuar nesta recuperação, uma vez que o time original de gestão está ocupado em manter a obra andando. Este novo gerente será responsável por conduzir o planejamento e a futura implantação do plano de recuperação. Assim, sobre o diagnóstico apresentado, vamos definir novas linhas de base: custos, prazos e escopo, lembrando sempre que jamais voltaremos à linha de base nas três dimensões, alguma sempre será prejudicada!

Com conhecimento amplo em diferentes ferramentas de Gestão, ele será responsável por garantir que o planejamento seja aplicado, e que os novos resultados esperados sejam alcançados, com um Monitoramento e Controle rígidos! Uma vez restabelecido o andamento da obra conforme o novo planejamento, o projeto pode então voltar ao seu andamento normal, sendo acompanhado por marcos de controle e auditorias periódicas.

E, o principal, vamos aprender com nossos erros: A identificação de lições aprendidas, e sua incorporação na cultura da empresa como conhecimento proprietário vai evitar que esta situação ocorra novamente, gerando a melhoria contínua de performance, tão necessária hoje no mercado fragilizado atual!

Quer saber mais sobre Gestão e Controle? Leia:

Siga o Blog Obra Legal: http://obralegal.blogspot.com.br/

____________________________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal