Normalmente, quando ouvimos a palavra auditoria, logo associamos a uma busca a culpados.
Isto ocorre pois em alguns setores, como na construção civil, ainda temos em geral um nível de maturidade de controle e formalização menor que outros setores em nossas atividades.
Logo nem sempre exercemos o monitoramento e a auditoria como parte integrante de nossos processos de gestão.
A função de uma auditoria deve ser identificar se existem estimativas, processos, procedimentos, regulamentos, normas ou leis formalizados para o desenvolvimento das diversas atividades, se estes estão corretamente implementados, se são aplicados em sua plenitude, se são corretamente reportados - e por fim, identificar variações e pontos de possibilidade de melhoria!
Claro que, como consequência, se alguém está atuando de modo indevido ou algo está fora do previsto, podemos identificar este desvio - mas, como diz a sabedoria popular, "quem não deve não teme".
Auditorias podem ser aplicadas com diferentes focos: Verificar a implantação de um sistema - como é o caso da ISO9000, verificar um processo à luz de determinada regra, norma ou melhores práticas - como é o caso das auditorias contábeis, verificar previsões ou procedimentos de gestão e controle - como é o caso das auditorias de obras, verificar se determinado projeto ou construção atente às Normas Técnicas obrigatórias, entre outros.
Independentemente do foco da auditoria, sua aplicação permite analisar com que transparência são realizadas as tomadas de decisão, sobre qual fundamentação são baseadas, como são documentadas e por quem são aprovadas, o que traz uma rastreabilidade fundamental para a segurança dos gestores de que os projetos são desenvolvidos em um ambiente de controle maduro, além de apoiar a melhoria contínua pela identificação de pontos de fragilidade.
Como visto, a realização de auditoria vem para apoiar, e não apenas para identificar culpados ou criticar processos. Vamos aproveitar os seus benefícios, e utilizá-la como uma ferramenta de gestão fundamental, ainda mais neste momento de fragilidade econômica!
Quer saber mais? Entre em contato! #obralegal
Um abraço,
Barbara
Saiba mais em:
Você sabe se seu empreendimento /projeto /produto atende às Normas Técnicas?Você conhece o desempenho da sua empresa?
Ética na Construção é Legal!
Seus Riscos estão sob Controle?
Vamos conversar um pouco sobre gestão de contratos?
Gestão da Informação no setor da Construção!
Siga o Blog Obra Legal!
Entre em contato para apoiar na melhoria de sua performance!
Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente
Entre em contato para apoiar na melhoria de sua performance!